Login                                            Sou Sampaio
 
Saiba mais

O balão é um objeto inventado pelo homem, cujo princípio se baseia em transportar pessoas ou utensílios com uma lona protegendo uma pequena quantidade de ar esquentado (através de uma chama controlada) ou outra substância mais leve que o ar. Existe também o balão de papel confeccionado por turmas de baloeiros como esse ao lado sendo resgatado em pleno mar de Piratininga-Niterói por um barco com, pelo menos , 4 pessoas a bordo.

Um dos primeiros homens a realizar experimentos com um balão para que este se tornasse um meio de trasporte foi o padre jesuíta brasileiro Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como "Padre voador". Iniciou seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção á família real portuguesa. Diz a lenda que ele conseguiu voar em um balão, mas não há provas documentais. Apenas em 1783 foi documentado que um aparelho mais pesado que o ar pode transportar pessoas, sendo eles os irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier.




 

Arterial (para iPhone)


Acompanhe as medições de sua pressão arterial. Armazene informações como pressão sistólica (máxima), diastólica (mínima) , batimentos cardíacos (pulso) e mantenha suas observações em dia!


 
Incrível resgate de balão

 

 

 


 

 

Esse flagrante de resgate de balão, realizado por um barco, foi feito por Marcelo Sampaio em Junho de 2004 na praia de Piratininga em Niterói. Repare que o balão nem encosta na água! Ao fundo pode-se ver Copacabana!
Lente: 600mm. Distância: aprox. 2,4Km.

Melhor visualizado em 1024x768      (c) SouSampaio 2004:2013